domingo, 10 de novembro de 2013
Como Montar Um Som De Qualidade
Olá galera, tudo bem? Algumas pessoas me perguntaram sobre coisas para carro, e resolvi fazer esse post. Eu sou extremamente viciado em música, escuto o dia todo, curto demais um bom som automotivo (dos mais leves ao bruto) ou música eletrônica (dutch house ao dubstep). Quando comprei meu primeiro carro (o 206 bomba) a primeira coisa que fiz foi colocar som, e nisso viciei em som automotivo. Já passaram pelas minhas mãos tudo quanto é tipo de equipamentos que imaginarem, e meus maiores gastos com 'futilidades' foram em som.
Já tive corneta, super tweeter, 6x9, kit duas vias, uns 6 tipos de subwoofers diferentes, módulos tenho 4 parados aqui em casa, fora o que uso no carro. Já futriquei demais em som, e conforme fui adquirindo conhecimento, descobri que os profissionais da minha cidade não sabiam merda nenhuma, e tive que aprender a fazer as coisas sozinho. Todos os meus sons (com excessão do primeiro) foram montados por mim, e assim acabei aprendendo bastante.
Um som de qualidade (conhecido com SQ ou Sound Quality System) se caracteriza por reproduzir bem todas as frequências audíveis (a até algumas inaudíveis), ter um excelente stereo e criar um "efeito de palco". Esse efeito é a capacidade do sistema de reproduzir os intrumentos como se realmente existisse um palco à frente do seu carro, você conseguirá localizar perfeitamente onde se localiza cada instrumento. Isso é chamado de imagem sonora. Um bom sistema de sq deve poder formar uma boa imagem sonora e criar um bom efeito de palco. Além disso possui consequentemente grande força sonora (volume).
Para iniciar um sistema de SQ de entrada o sistema mais popular é composto de Unidade Principal (Player), Kit Duas Vias, Subwoofer e Amplificador, e mais nada. O kit duas vias será instalado nas portas dianteiras do veículo, com o tweeter na parte mais alta, normalmente alocado na coluna, o que visa criar o efeito de palco sonoro e possibilitar a criação da imagem, em que o ouvinte consiga distinguir de que direção soa cada instrumento, como se realmente houvesse um palco a sua frente. Evita-se a utilização de qualquer falante nas portas traseiras ou tampão, justamente para não atrapalhar esse efeito de palco. Mas se mesmo assim sentir necessidade utilize no máximo falantes coaxiais e o mais atenuados possível. E não se preocupe, um kit duas vias bem alimentado sonoriza satisfatoriamente o carro todo, a ponto de não se conseguir conversar dentro. O subwoofer normalmente irá na mala do veículo, e é responsável por reproduzir as frequências extremamente graves, as quais o kit não alcança satisfatoriamente. Não há problemas em deixar o sub na mala porque o ouvido humano não consegue localizar a origem de frequências muito graves.
Todos os falantes deverão ser ligados no módulo amplificador, para que recebam a potência necessária. Um ampli de 4 canais é o mais utilizado em sistemas simples. Posteriormente, se desejar mais rendimento do sistema, pode-se fazer o tratamento do veículo com mantas especiais, que visam dar rigidez e eliminar ruídos externos. O sq por ser essencialmente um sistema que busca qualidade sonora é extremamente agradável de se ouvir, porém também tem alto spl (vulgo "volume"). Quem ouve um som SQ nunca mais quer saber de outro sistema som, tamanho o prazer em se escutar um som forte e de qualidade. Já tive todo tipo de som, e como disse, me encontrei no SQ. Você escuta instrumentos que nem sabia que existiam nas músicas, e todos seus cds ganham vida nova.
Projetinho de SQ básico bem barato: Subwoofer bravox premium 10 polegadas, kit duas vias Bravox Cs60U, módulo SD400.4. Não dá nem 600 reais e é um som de passar inveja. A caixa pro sub você também pode comprar pela net por uns 40 reais, o player fica a sua escolha.
Grande abraço e qualquer dúvida estamos aí.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário